Receitas

 

Privilegiamos seu uso fresco na forma de sucos de luz, sucos com frutas neutras e em saladas cruas. Permitindo, assim, o melhor aproveitamento de suas propriedades nutricionais e terapêuticas.

Recomendamos utilizar o cactos tipo palma sem espinhos. Também conhecido como palma, figo da índia, tuna, nopal e outros nomes regionais. As folhas ou cladódios podem ser utilizados as folhas jovens ou brotos e as mais velhos.

O cactos possui alto teor de polímeros como pectina, gel e mucilagem, E por isso pode ser utlizado para tornar pratos cozidos mais leves, saudáveis e inteligentes. Inteligentes porque ele torna os alimentos mais saudáveis ao substituir, auxiliar e oucomplementar o papel desempenhado pelo polvilho, ovo e o leite.

Cactos auxilia no preparo de geléias de frutas acelerando e facilitando o ponto.

Cactos auxilia a fermentação de paẽs e bolos, tornando a massa melhor fermentada, mais leve e mais digestiva.

Cactos melhora a fermentação de kefir, iogurtes e outros fermentados.

As receitas podem ser executadas com os cactos opuntia ou cereus com bons resultados.

 

Cactos Jovens ou Broto de Cactos

Quando bem frescos a  vantagem é que podemos utilizá-lo integralmente. Facilitando assim o seu manuseio. As folhas são pequenas e os espinhos ainda não estão formados.

O cactos não possui sabor saliente podendo combinar com todos qualquer receita. Prefira sempre consumí-lo fresco ou levemente aquecido, assim aproveitamos integralmente a energia vital, juntamente, com as informações contidas no cactos.

Outra vantagem importante é o aproveitamento da clorofila nos pratos.

 

 

Cactos Adulto

As folhas adultas possuem a vantagem de conter maior efeito medicinal e conteúdo nutricional. Nos pratos deve ser aproveitado apenas a polpa, parte interna do cactos, onde não contém fibras lenhosas. Mas não jogue fora! Aproveite a casca, parte externa em sucos. A casca. parte externa, é mais concentrada em clorofila e, também,vitaminas e as fibras solúveis e insolúveis.

UTILIZAÇÃO DA POLPA

1- Beneficiamento - retirar os espinhos e limpeza

2- Corte- retirar a partre externa com as fibras duras

3 a- Trituração com adição mínima de água - utlização em sucos, bolos, pães, pastas, molhos, suflês, geléias de frutas, fermentados e coquetéis.

3 b- Corte em cubos - Utilização em saladas e refogados.

 

UTILIZAÇÃO DA CASCA - PARTE EXTERNA

Utiliza-se a parte externa do casca em bebidas líquidas tipo sucos e refrescos.

 

UTILIZAÇÃO DAS FOLHAS JOVENS - BROTOS

Beneficiamento- Limpeza

Corte- Cubo, Mini‐cubos e tiras

Utilize em saladas, refogados, conservas e picles.  

 

Picles

Folhas Jovens s/espinhos

Frutos maduros

Corte em tiras para saladas e refogados

Receitas:

Sucos:

1- Grãos Germinados

Ingredientes: 100gr de cactos, 3 maçãs médias, 1 punhado de semente germinada ( trigo, centeio e ou girassol), 2 a 3 punhados(mãos cheia) de folhas verdes de sabor suave(couve, couve chinesa, folha de brócolis, chicória, folha de nabo ou rabanete ou beterraba), cenoura. Inicie batendo a maçã. Coe no pano. Depois bata as folhas e legumes. Coe novamente. Por último bata as sementes germinadas juntamente com o cactos e coe. Tome diariamente este suco, inicie na parte da manhã..

2- Suco com Frutas. Evite frutas ácidas, elas neutralizam absorção da clorofila contida no cactos. Recomendamos: limão (seu efeito no organismo é neutro), maçã, abacate, lima e passas de uva germinadas. A proporção é de um de cactos para um de frutas. Adicione água para garantir a consistência mais desejada. Para evitar a necessidade de açúcar utilize frutas bem maduras que são doces.

3- Limonada suíça com cactos: meio limão com casca e sem sementes, 1 copo de 200 ml de cacto e 1 litro e meio de água. Liquidifique e passe no coador.

Saladas:

1-Cacto: retire os espinhos e passe direto no ralador com casca( se for fibroso retire a casca) Tempere com limão e sal (pode ser missô ou molho de soja).

2-Cacto em tiras finas (sem casca e espinhos) em igual proporção de cenoura ralada e broto de alfafa.

3- Adicione cactos em qualquer refeição pois ele não interfere no paladar dos alimentos.

4- Experimente e invente.

5- Não recomendo cozinhar o cactos, pois perderá suas informações.

Pastas

Pastas ou pestos com cactos são fantásticas. O cactos exerce  o papel do óleo, pois aumenta o volume, dá a consistência pastosa, auxilia na conservação e não altera o sabor. Cactos torna a pasta mais leve e saudável.

Esta pasta é utilizada em massas, saladas, pães, biscoitos

Não é necessário cozinhar o cactos.

Ingredientes: igual volume de cactos, nirá e ou mangericão, sal a gosto e óleo. Separe a parte fibrosa do cactos, se for broto utilize-o integralmente. Inicie colocando o cactos e depois adicione o nirá ou mangericão. Adicione o óleo aos poucos até a pasta atingir a consistência desejada. O sal é adicionado ao final do processo.